[Estufas] Vem aí o Primeiro Seminário Brasileiro sobre Fogões Ecológicos

rogerio en ecofogao.com.br rogerio en ecofogao.com.br
Lun Jun 10 19:53:17 CDT 2013


 
Vem aí o Primeiro Seminário Brasileiro sobre Fogões Ecológicos
 
Por uma iniciativa da PROLENHA e do CEPAN, se realizará nos dias 11 e 12 de Julho em Recife, o Primeiro Seminário Brasileiro de Fogões Ecológicos.
 
Os objetivos do seminário serão os de discutir a problemática ocasionada pelo uso de fogões a lenha primitivos no Brasil, e analisar as possíveis soluções; bem como trocar experiências sobre a promoção de fogões ecológicos entre as diversas organizações presentes; além de propor iniciativas e estratégias de desenvolvimento para um maior acesso das famílias as tecnologias de fogões ecológicos.
 
No Brasil aproximadamente nove milhões de famílias brasileiras ainda utilizam biomassa para cozinhar, das quais 50% estão no nordeste. A grande maioria utiliza diariamente fogões de desenho primitivo, muito ineficientes e que emitem grande quantidade de fumaça, o que leva a morte prematura de 21 mil pessoas todos os anos no País, devido a problemas de saúde decorrentes da exposição à fumaça.
 
Adicionalmente, estes primitivos fogões consomem grande quantidade de energia de forma ineficiente, principalmente a lenha, ocasionando uma pressão insustentável dos recursos naturais em biomas como a Caatinga, o Cerrado, e a Mata Atlântica.
 
Algumas organizações localizadas nestes biomas já estão se mobilizando para reduzir o impacto destes fogões primitivos, adotando projetos para a disseminação de fogões ecológicos, os quais são mais eficientes e de emissões mais limpas, como uma estratégia de convivência sustentável do agricultor com o bioma em que habita. O objetivo é tornar o uso da lenha sustentável, além de evitar problemas de saúde, melhorar a qualidade de vida destas famílias, e evitar a emissão de gases de efeito estufa.
 
Para mais informações acesse www.prolenha.org.br/sbfe
 
http://www.prolenha.org.br/sbfe/index.html
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: <http://lists.bioenergylists.org/pipermail/estufas_lists.bioenergylists.org/attachments/20130610/aa619989/attachment.html>


Más información sobre la lista de distribución Estufas